Tem como ser perito ou investigador sem a necessidade de prestar um concurso público???
Sim, é possível se tornar um perito ou investigador sem a necessidade de prestar um concurso público em algumas circunstâncias específicas no Brasil. No entanto, é importante entender que a área de perícia forense e investigação profissional possui regulamentações e requisitos variados, dependendo do Estado e da especialidade em questão. Vou explicar alguns pontos importantes:
- Perito Judicial ou Extrajudicial: Em algumas áreas, como a contábil, por exemplo, é possível se tornar um perito judicial ou extrajudicial, atuando em processos judiciais ou extrajudiciais como um profissional autônomo ou contratado por partes envolvidas. Nesse caso, você não precisa prestar um concurso público, mas deve atender aos requisitos específicos da área e ser reconhecido pelo tribunal como um perito capacitado.
- Investigação Profissional (Detetive Particular): No Brasil, a profissão de detetive particular não exige concurso público, mas é regulamentada por lei. Para se tornar um detetive particular, você deve atender aos requisitos estabelecidos na Lei Federal nº 13.432/2017, que exige, entre outras coisas, que o profissional seja maior de 21 anos, tenha concluído o ensino médio e não possua antecedentes criminais. Além disso, é necessário registrar-se junto à Polícia Civil do estado em que pretende atuar.
É importante ressaltar que a atuação como perito ou detetive particular requer responsabilidade, ética e conformidade com as leis. Além disso, a obtenção de conhecimento e formação na área é fundamental para oferecer serviços de qualidade e atuar de acordo com as melhores práticas.
Se você está interessado em ingressar nesses campos, é aconselhável procurar informações específicas para sua região, entender os requisitos legais e buscar a formação necessária para desempenhar suas funções de maneira adequada e ética. Além disso, esteja ciente de que as regulamentações podem mudar ao longo do tempo, então é importante manter-se atualizado sobre as leis e regulamentações que regem essas profissões.
O Perito Particular (Assistente Técnico) é o Perito das Partes. Pode ser contratado pelo Advogado ou diretamente pelas partes.
O Investigador Profissional é um profissional que atuará diante da técnica para coletar informações pertinentes para um processo. E aqui no INPAT FORENSE, temos uma grande diferença com outros institutos de formação de Peritos e investigadores, além de apresentar a teoria, apresentamos a PRÁTICA do dia a dia do perito, com casos reais, e ainda fornecendo modelos de petições, laudos periciais entre outros para facilitar o desenvolvimento do seu trabalho.
Sobre o E-BOOK: PERÍCIA E INVESTIGAÇÃO FORENSE, veja que neste material te levará a outra dimensão da Perícia Forense no Brasil. Além da Perícia você verá também sobre Investigação Profissional (Detetive Particular).
Você sabia que é possível se tornar Perito(a) ou Investigador sem necessidade de prestar concurso Público?
✅SITE OFICIAL: QUERO LER ESTE EBOOK
Características
Idioma:
Português (Brasil)
Email de Suporte:
danilowpeleje@gmail.com
Esse material te levará a outra dimensão da Perícia Forense no Brasil. Além da Perícia você verá também sobre Investigação Profissional (Detetive Particular).
Você sabia que é possível se tornar Perito(a) ou Investigador sem necessidade de prestar concurso Público?
É importante saber que o Perito Judicial (Perito Forense) é um profissional nomeado pelo Juiz (Art.156), a fim de auxiliá-lo tecnicamente nos processos, pois o Magistrado possui um alto nível de conhecimento jurídico, porém havendo necessidade do conhecimento técnico ou científico, o juíz nomeará um Perito.